Dando sequencia ao ciclo de palestras da Semana do Empreendedor, evento realizado pela Acia entre os dias 10 e 14 de julho, o tema abordado nessa terça-feira, Certificado Digital e assinatura eletrônica foi esmiuçado no auditório pelo empresário, e especialista no tema, Marco Alexandre Gobatto, da Gobatto Corretora de Seguros.

De acordo com ele, o Certificado Digital é a identidade digital da pessoa física e jurídica no meio eletrônico. Ele garante autenticidade, confidencialidade, integridade e não repúdio nas operações que são realizadas por meio dele, atribuindo validade jurídica.

Por identificar no meio eletrônico, ele permite que diversos serviços, como por exemplo o relacionamento com a Receita, emissão de notas fiscais, dentre outros sejam realizados sem a necessidade da presença física, o que significa: agilidade nos processos, sustentabilidade e redução de custos.

“O Certificado Digital já faz parte da rotina de muitas empresas por conta das entregas das obrigações ao governo. O que muitos empresários não sabem é que a Certificação ainda tem outros benefícios que podem ser explorados, adicionando segurança e agilidade nas atividades diárias”, ressaltou Gobatto, que em seguida detalhou cada um deles.

1) Certificado Digital é um bom investimento

Está cometendo um erro quem utiliza o Certificado somente quando ele é exigido para a comunicação com os órgãos do governo. “O Certificado Digital pode ser usado para assinar documentos sem papel e caneta, como contratos, procurações, recibos, aceites, entre outros. Isso porque a cada uso é gerada uma assinatura digital com valor jurídico semelhante ao da assinatura manuscrita”, explica Leonardo Gonçalves, diretor de Varejo e Canais da Certisign.

2) Certificado Digital promove mobilidade

A tecnologia evoluiu e, agora, o Certificado pode ser armazenado no celular ou tablet por meio da modalidade mobileID. Isso significa que o empresário pode assinar documentos, se autenticar em sites e enviar obrigações usando o celular. A versão mobile também é mais conveniente, porque não exige a instalação de drivers. A emissão e o armazenamento são feitos diretamente no dispositivo.

3) Certificado Digital reduz custos

Por identificar no meio eletrônico e gerar uma assinatura digital a cada uso, o Certificado Digital ajuda as empresas a melhorar a eficiência operacional e a reduzir custos. O motivo é simples: processos no meio eletrônico dispensam o uso do papel, a necessidade de deslocamentos e, ainda, concede mobilidade. Uma tarefa não fica parada por conta da falta de uma assinatura, por exemplo. Em qualquer lugar e a qualquer hora, o tomador de decisão pode se autenticar no sistema e assinar/autorizar uma operação.

Durante a palestra de Marco Gobatto o presidente da Acia, José Janone Júnior tomou a palavra e anunciou aos presentes a parceria firnada entre a entidade e  a Gobatto Seguros, abrindo novos caminhos para as empresas associadas. ” Para maiores informações vasta entrar em contato conosco e que encaminharemos a melhor solução”. afirmou.

Fonte: http://revistacidadeararaquara.com.br/cotidiano/certificacao-digital-e-assinatura-eletronica-sao-temas-de-palestra-da-semana-do-empreendedor-na-acia