O presidente Renato Haddad lança a ideia da ACIA organizar evento que mostre a evolução do comércio e indústria na cidade

Nos próximos dias as empresas que atuam na área do comércio, indústria e serviços, receberão convite para colaborararem na criação de uma exposição que foque as atividades empresariais na cidade em todos os tempos. “Temos condições de organizar um grande evento para reconhecer o trabalho dos nossos antepassados, notadamente, daqueles que estiveram envolvidos no desenvolvimento econômico do município. Mas para isso precisamos da participação dos empresários”, disse Renato, convicto de que a iniciativa encontrará o respaldo da classe.

Fotografias, notas fiscais antigas, logomarcas e outros documentos que sustentavam a atividade comercial, bem como máquinas e ferramentas, deverão constar desta exposição. “Na exposição poderemos fazer uma leitura do passado, relembrando as casas comerciais dos séculos XIX e XX, quando do forte transporte ferroviário produzido pelas composições da Companhia Paulista de Estradas de Ferro e Estrada de Ferro da Araraquarense, passava por aqui para deixar toda mercadoria que abastecia as casas comerciais da Nove de Julho e São Bento.

Numa fase ainda do século XX, observamos a ascensão industrial com a implantação da Fábrica de Meias Lupo, Indústrias Nigro, indústrias de torrefação como Papito e Nogueira ou casas comerciais que marcaram época.

São exemplos, confidencia o dirigente da ACIA, que tiveram influência na expansão econômica e mostrar essas riquezas valorizarão o trabalho daqueles que hoje continuam no mundo dos negócios e que farão a história da cidade no futuro. Os interessados em colaborar podem entrar em contato com a secretaria da ACIA.